Re-Existir:
Caminhos
Possíveis
Por quantas reinvenções você já passou?
Trajetórias não são feitas de linhas retas. Elas têm constâncias, curvas e até entraves. Estar ‘em situação’ tende a ser momentâneo. E o momento de deslocamento para pessoas em situação de rua é agora.
Só na cidade de São Paulo, 96 mil pessoas vivem em situação de rua. Em uma sociedade profundamente desigual, muitas vidas resistem aos enfrentamentos cotidianos. Mas, ninguém deveria enfrentar a vida dessa forma.
*Fonte: Observatório Brasileiro de Políticas Públicas com a População em Situação de
Rua (OBPopRua), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
REVIRAVOLTA
E no percurso de muitas pessoas, o programa Reviravolta, do Centro Gaspar Garcia de Direitos Humanos, é um apoio social. Com promoção de acolhimento, escuta e fortalecimento por meio de atividades coletivas, experiência temporária de geração de renda, oficinas de formação, promoção de cidadania, educação ambiental e acompanhamento social.
Especialmente através da coleta de resíduos para reciclagem, as pessoas em situação de rua reencontram sentido, recriam vínculos, ganham renda e (re)começam processos de reconstrução de identidade e reinvenção das suas trajetórias.
Reviravolta é isso: caminhos possíveis para apoiar quem já enfrentou demais. Aqui, as rotas são recalculadas, novas direções visibilizadas. E o caminhar segue, desta vez, em rede.